Ordem dos Médicos Veterinários

Pesquisa

Mensagem do Bastonário

Começa hoje um novo ciclo na história da Ordem dos Médicos Veterinários.

É uma honra para mim constatar que mereci a confiança da esmagadora maioria dos colegas votantes, na que foi a mais participada votação na história da nossa Ordem.

A partir de hoje o meu propósito é o de unir toda a classe em torno de um projecto comum, projecto esse que será norteado pelo rigor, diálogo e transparência.

Tudo farei para aproximar a Ordem de todos os Veterinários, estimulando a sua integração e participação activa na vida da nossa classe.

Serei o Bastonário de todos os Médicos Veterinários.

É a primeira vez que um Bastonário é oriundo do setor privado, no caso, da área da medicina e cirurgia dos animais de companhia.

E muito embora esta seja na sociedade a actividade mais visível, e a que ocupa a maioria dos Médicos Veterinários do século XXI, as outras áreas de actuação são igualmente importantes e irão merecer toda a nossa atenção, nomeadamente a clínica e produção das espécies pecuárias, a tecnologia alimentar, a inspeção sanitária, e a saúde pública veterinária.

A Segurança Alimentar assume cada vez mais um papel de extrema importância e responsabilidade na Saúde Humana, aumentando a nossa responsabilidade para com a Sociedade, exigindo dos Médicos Veterinários uma ação cada vez mais participativa e presente em todas as fases relacionadas com a Segurança dos Alimentos.

O Bem Estar Animal merece hoje uma atenção primordial, mediática e transversal a toda a Sociedade, estando inclusivamente nos dias de hoje em discussão na Assembleia da República.

Pretendemos assim contribuir activamente na elaboração desta e de outras acções legislativas como profissionais que somos habilitados nos temas do Bem Estar, Saúde Animal e a sua implicação na Saúde Humana.

O atual conceito de “Uma Só Saúde” necessáriamente passa pela forte contribuição de vários eixos profissionais em que o Médico Veterinário por inerência e conhecimento faz parte.

Nós, Ordem dos Médicos Veterinários seremos diligentes e entusiastas dessa visão de futuro de uma Saúde de todos e para todos.
Daremos uma especial atenção à atual situação de empregabilidade dos médicos veterinários na Sociedade.

Estaremos atentos a novas áreas de actuação profissional.

A modernização e a profissionalização da OMV, a aprovação do Acto Médico-Veterinário, o Regulamento das Especialidades, o Bem Estar Animal, assim como a eliminação do IVA nos actos médicos são alguns dos assuntos prioritários que elegemos para este mandato.
Para isso esperamos a cooperação do poder político, que contará sempre com a franca e leal colaboração desta Ordem na procura de soluções e consensos com vista à resolução dos problemas com que iremos ser confrontados.

Queremos uma Ordem moderna e que dê respostas céleres às solicitações dos seus membros.

A dignificação do Médico Veterinário e o reconhecimento do seu papel na sociedade são uma das minhas prioridades.

Para isso, faço um apelo a todos os Médicos Veterinários que se unam em torno da sua Ordem e que dêem o exemplo de competência, paixão e rigor, que são apanágios desta nobre e emocionante profissão.

É nosso propósito trabalhar em conjunto com todos, desde o poder politico, tutela, entidades oficiais, estabelecimentos de ensino, associações profissionais e sindicato dos Médicos Veterinários.

Descentralizaremos a Ordem dando um novo ânimo ao papel e importância das delegações regionais.

Não queria terminar sem deixar expresso o meu agradecimento aos colegas do anterior mandato e que terminam hoje funções, pelo trabalho e empenho que emprestaram à Ordem dos Médicos Veterinários nestes últimos anos.

Finalmente agradeço a toda esta minha equipa, que se rege por altos padrões de rigor, competência e paixão pelo trabalho, devidamente preparada para os grandes desafios que têm à sua frente, e que desinteressadamente, mas com o espírito de bem servir, acedeu de uma forma voluntariosa e entusiasta a percorrer comigo este difícil mas apaixonante percurso.

O meu muito obrigado.

Jorge Cid