Ordem dos Médicos Veterinários

Pesquisa

Vinhetas - Regulamento de Prescrição e Certificação entra em vigor a 30 de junho de 2015


O Regulamento de Prescrição e Certificação entrará em vigor no próximo dia 30 de junho passando a ser obrigatória a aposição de vinheta médico-veterinária em todas as receitas médico-veterinárias, boletins sanitários de animais de companhia, e certificados emitidos pelos Médicos Veterinários no exercício da sua atividade profissional. A obrigatoriedade de aposição de vinheta médico-veterinária permitirá uma maior dignificação da receita médico veterinária e combater mais eficazmente o crime de usurpação de funções.

De forma a facilitar a utilização da vinheta eletrónica pelos Médicos Veterinários com acesso mais expedito à plataforma  gratuita, iVET, a Ordem criou um sistema informático que autoriza que os responsáveis dos softwares de gestão veterinária mais utilizados nos CAMV's e empresas veterinárias permitam o acesso direto a esta, pelos Médicos Veterinários utilizadores destes programas. A OMV está neste momento a fazer a migração desta integração para os sistemas de gestão informática (QVET, WINVET, BOOMED, MARVET, IVETCLINIC, ANABLE, entre outros).

Para o sucesso da implementação prática do Regulamento, a Bastonária, em representação do Conselho Diretivo, reuniu com a Associação Nacional de Farmácias (ANF), no passado mês de maio, para informar sobre a obrigatoriedade da aposição vinheta médico veterinária e solicitar a divulgação do Regulamento de Prescrição e Certificação Médico Veterinária pelos associados da ANF.

Veja o Regulamento de Prescrição e Certificação aqui.