Ordem dos Médicos Veterinários

Pesquisa

Colaboração da OMV às populações afetadas pelos incêndios

A OMV lamenta profundamente a perda de vidas que ocorreu na sequência dos incêndios iniciados em Pedrogão Grande e envia às famílias enlutadas as suas mais sinceras condolências.

Foram atempadamente tomadas as medidas consideradas possíveis e ao alcance desta Ordem Profissional para tentar minimizar este grande drama, disponibilizando toda a solidariedade por parte dos Médicos Veterinários do País.

Foi assim de imediato contatado pessoalmente o Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, assim como a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/ Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da região, Colegas Municipais e Colegas de Centros de Atendimento Médico Veterinários e Organizações de Produtores Pecuários, entre outras entidades.

Junto destas a OMV manifestou total solidariedade e disponibilidade para ajudar naquilo que lhe for solicitado, nomeadamente apoio a todos os animais direta e indiretamente envolvidos na catástrofe, pondo à disposição das respetivas entidades os meios materiais e humanos que sejam considerados necessários.

Até ao momento foram solicitados medicamentos e alimentação para animais de companhia e de produção, o que de imediato foi disponibilizado, estando ainda a ser coordenado este apoio através do Conselho Regional do Centro da OMV, com a Proteção Civil local, Santa Casa da Misericórdia e Colegas da região, nomeadamente Médicos Veterinários Municipais, de Centros de Atendimento Médico Veterinários e Organizações de Produtores Pecuários, para que toda esta logística possa ser devidamente coordenada.

Estamos também a coordenar este apoio com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários, Codivet e IACA, que se demonstraram prontamente solidários. Assim que tivermos mais informações daremos oportunamente conhecimento.

A OMV criou um email solidário - apoio.solidario@omv.pt - para os Colegas que pretendam manifestar a sua disponibilidade para ajudar.

O nosso muito obrigado a esta grande Classe solidária!