Ordem dos Médicos Veterinários

Pesquisa

Apoio Médico-veterinário aos Animais dos Sem-Abrigo - Protocolo com a Comunidade Vida e Paz e com o C.A.S.A

A OMV estabeleceu protocolo com a Comunidade Vida e Paz, que pertence ao Patriarcado de Lisboa, e com o Centro de Apoio aos Sem-Abrigo – C.A.S.A, ambas Instituições de Solidariedade Social sem fins lucrativos que têm como missão levar a cabo ações de solidariedade social, em particular junto de pessoas sem-abrigo e famílias em situação de vulnerabilidade social e económica.

Este protocolo insere-se no âmbito do Projeto “Vet Solidário - Veterinários para a Sociedade” que já vinha a providenciar cuidados médico-veterinários aos animais de famílias carenciadas, estendendo-se agora o apoio aos animais dos sem-abrigo de Lisboa. Em breve esperamos que esta ajuda se possa alargar ao Porto, Coimbra, Figueira da Foz, Faro e Madeira.

Esta parceria reveste-se de grande importância uma vez que para os sem-abrigo os animais são muitas vezes o único laço emocional que têm, pelo que todo o cuidado e apoio que se puder providenciar para os seus animais são por si só fundamentais e uma grande mais-valia. Espera-se que este projeto pioneiro resulte numa promoção da Saúde e Bem-estar Animal, bem como da Saúde Pública.

O protocolo foi assinado entre a Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários e os Presidentes das instituições de solidariedade social e contará com o apoio dos Médicos Veterinários e das Associações de Estudantes da FMV-UL e FMV-ULHT.

Veja o que é a Comunidade Vida e Paz aqui.


Veja o que é a C.A.S.A. aqui.