Ordem dos Médicos Veterinários

Pesquisa

Agradecimento - Apoio solidário prestado no âmbito dos incêndios da região centro do País

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários vem por este meio agradecer a disponibilidade de todos os Colegas para contribuir para esta grande causa solidária, em especial aos Colegas que estiveram diretamente envolvidos no apoio às vítimas desta catástrofe.

Agradecemos igualmente a disponibilidade das entidades/ empresas/ associações/ pessoas que desde o primeiro momento se solidarizaram com esta causa e contribuíram para uma rápida atuação em prol da saúde e bem-estar dos animais direta ou indiretamente afetados por esta tragédia, ajudando desta forma a mitigar as consequências advindas dos incêndios.

Passada cerca de uma semana parece-nos pertinente dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido, bem como as necessidades que foram supridas através do apoio prestado pelos Médicos Veterinários das zonas afetadas, pelo Conselho Regional do Centro e pelo Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários:

- Foram prestados cuidados médico-veterinários a mais de 200 animais de companhia e distribuídas cerca de 1,5 toneladas de alimentos. Foram ainda realojados cerca de 150 animais.
- Quanto aos animais de produção, verificou-se a morte de 1000 a 1500 cabeças de ovinos, caprinos e bovinos nas zonas de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, de um efetivo total de 3500 a 4000. Foram distribuídas mais de 30 a 40 toneladas de alimentos para animais de produção e 60 toneladas de feno.

Passada a fase inicial, e sem prejuízo da OMV e dos colegas continuarem a colaborar e a acompanhar esta situação por sua iniciativa, caberá às instituições locais e ao Estado a responsabilidade do acompanhamento futuro.

A Conta Solidária criada pela OMV foi encerrada no dia 01 de julho, sendo que o valor angariado se destinará exclusivamente para ajuda aos animais afetados, quer para criação de alojamentos, quer para cuidados médico-veterinários e alimentação.

O Conselho Diretivo decidiu igualmente que tomará a iniciativa de, junto da Tutela e diferentes autoridades, trabalhar para que em futuros planos de contingência estejam igualmente incluídas ações no sentido da proteção dos animais, sejam eles de companhia, de produção, silvestres ou ainda alojados em parques zoológicos.

A todos o muito Obrigado!

O Conselho Diretivo da OMV