OMV
Informação OMV
29 e 30 de novembro de 2014
V Encontro de Formação OMV
 



SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Isabel Pereira da Fonseca (DVM, PhD, Portugal)

Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1985 e obteve o grau de Doutor em Ciências Veterinárias, área de Parasitologia, em 2001. Atualmente é Professora Associada com Agregação do Departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da UTL. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais e é membro fundador da Associação Veterinários sem Fronteiras de Portugal e da European S cientific Counsel Companion Animal Parasites (ESCCAP Portugal).



Gabriela Santos-Gomes (Bs, PhD, Portugal)

Doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, possui o Titulo Académico de Agregado em Ciências Biomédicas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Como professora auxiliar do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL e investigadora do Centro de Malária e outras Doenças Tropicais tem-se dedicado ao ensino pós-graduado nas áreas da protozologia e imunologia parasitária. Fez parte da comissão coordenadora da rede internacional CYTED 207RT0308 e foi representante nacional no Comité de Gestão da Acção COST B22. É co-autora de vários capítulos de livros e de mais de 50 artigos.



José Augusto Farraia e Silva Meireles (DVM, PhD, Portugal)

Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1981 e obteve o grau de Doutor em Ciências Veterinárias, área de Parasitologia, em 1992. Atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da UTL, onde leciona nas unidades curriculares, Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias, Parasitologia I e II, Medicina das Populações, Higiene e Sanidade Animal e Quadro das Medicinas Alternativas.


Luis Manuel Madeira de Carvalho (DVM, PhD, Portugal)

Licenciou-se em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 1987, obteve o grau de Doutor em Ciências Veterinárias, área de Parasitologia, em 2002 e defendeu as provas deAgregação na Área Científica de Sanidade Animal. Atualmente é Professor Associado com Agregação de Parasitologia e Doenças Parasitárias do Departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa. 


João David de Morais (M, PhD, Portugal)

Doutoramento e agregação em Medicina. Especializações em Medicina Tropical, Medicina Interna, Saúde Pública e Doenças Infecciosas. Master's degree em Saúde Pública (Antuérpia). Chefe de Clínica e Director de Serviço de Medicina Interna do Hospital do Espírito Santo de Évora. Foi Professor convidado da Universidade de Évora, durante cerca de 30 anos, leccionando as disciplinas de Parasitologia Humana, Ecologia Humana e Antropologia Aplicada. Foi galardoado com 15 prémios por trabalhos científicos. Foi agraciado com as medalhas de ouro do Ministério da Saúde e da cidade de Évora.



Patrícia Inácio (DVM, MSc Portugal)

Licenciada em Medicina Veterinária, em 2000, pela FMV. Mestre em Saúde Pública Veterinária, em 2004, pela FMV. Pós-graduação em Doenças Infecciosas Emergentes, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 2010. Técnica superior da DGAV desde 2001, com larga experiência no controlo oficial. Chefe da Divisão de Saúde Publica desde 2010 até 2012. Diretora de Serviços de Segurança Alimentar desde 2012 até agora. Principal área de trabalho - Gestão de risco na área alimentar.
Ana Margarida Alho (DVM, MSc, Portugal)
 
Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina Veterináriana Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) em 2012. Estágio una Universidade de Cornell (EUA), na Universitat Autónoma de Barcelona e no Hospital Escolar da FMV-UTL em clínica de animais de companhia. Em Janeiro de 2013, iniciou o seu Doutoramento com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na especialidade de Sanidade Animal, onde tem desenvolvido diversos trabalhos na área das Doenças Parasitárias, no que respeita à dinâmica de transmissão e prevalência de Dirofilariose e Angiostrongilose em Portugal.



Fernando M. A. Bernardo (DVM, PhD, Portugal)

Professor catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar (disciplinas de Inspeção Sanitária e Microbiologia de alimentos). Atividade profissional: ensino e investigação científica em Segurança dos géneros alimentícios. Diplomado pelo Instituto Pasteur (França) em “Estudos superiores em microbiologia dos alimentos e higiene das coletividades” (1989). 

MEDICINA DO COMPORTAMENTO ANIMAL

 

Maria Isabel Santos (DVM, Portugal)

Licenciada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2001, exercendo Medicina do Comportamento em Cão e Gato desde essa data. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desde 2012, com o tema de dissertação “Epidemiologia das alterações comportamentais em cão e gato da consulta de referência em Portugal”. Em 2011, integrou os quadros da Globalvet, empresa na área da formação e consultadoria veterinária, e, desde 2013, é coordenadora científica no Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) da Pós-Graduação “Comportamento Animal: Medicina Comportamental, Técnicas de Treino e Terapias Assistidas”, onde também leciona. Membro da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL) e da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE), realiza consultas de referência em várias Clinicas e Hospitais Veterinários da região Norte de Portugal.


 

Eduarda de Sousa Pires (BSc, Portugal)

Docente de Historia Natural e da Medicina Veterinária na Universidade Lusófona de Lisboa. Docente CET Cinotecnia Treino de Cães Faculdade de Medicina Veterinária Universidade Lusófona. Hexa Campeã Nacional de Obedience - modalidade desportiva canina. Membro da Selecção Portuguesa de Obedience para os campeonatos do mundo  de Obedience de 2004 a 2014. Juiz Internacional de Obedience Clube Português de Canicultura/ Federação Cinologica Internacional. Formadora internacional  na área de Obediência de Competição(Suiça,  Itália, Espanha, África do sul, Grécia). Autora de vários artigos especializados sobre aprendizagem e treino canino. Kynagon Int. Positive Dog Trainers Academy.


 

Mónica Roriz (DVM, Portugal)

Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) em 2001.
Diplomada pelas Escolas Nacionais Veterinárias Francesas em comportamento animal (10/2003 - 04/2008). Doutoranda em ciências veterinárias, em comportamento animal, no  ICBAS. Docente da cadeira de comportamento e bem-estar animal, durante 2 anos lectivos na Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG). Responsável pelas consultas de comportamento animal em vários Centros atendimento veterinário na região Norte desde 2004. Trabalha, desde 2005, junto da ÂNIMAS na formação do primeiro curso em Portugal, destinado à formação de duplas, cão e voluntário, que pretendam desenvolver actividades assistidas por animais. Participação em várias acções de formação e palestras nacionais como oradora.


 

Sara Fragoso (BSc, Portugal)

Licenciatura em Biologia-Ramo Científico pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2003). Mestrado em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2008) e Mestrado em Etologia Clínica pela Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona (2011). Doutoranda em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar–Universidade do Porto. Docente no Curso de Especialização Tecnológica-Cinotecnia: Treinadores de cães, FMV-ULHT, em unidades curriculares no âmbito do Comportamento Animal. Colaboração em vários estudos de Comportamento e Bem-estar Animal. Coordenação de projeto de treino e modificação comportamental em gatos. Membro fundador e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL).



PROGRAMA DE MARKETING E DESAFIOS NA GESTÃO

 

Pere Mercader (DVM, Ph.D, Espanha)

Médico Veterinário, possui um MBA, é membro da Associação de Médicos Veterinários Espanhóis Especialistas em Pequenos Animais (AVEPA), assessor do conselho do Instituto Veterinário de Estudios Económicos, fundador do Veterinary Institute of Economic Studies (IVEE) e professor e coordenador do Mestrado em Administração e Direção de Centros Veterinários na Universidade Autónoma de Barcelona.


 PROGRAMA DE BOVINOS

 

Giovanni Gnemmi (DVM, Ph.D, Dipl. ECBHM, Itália)

Exerce a sua atividade médico-veterinária em bovinos numa empresa privada designada BOVINEVET. Desde 1993, tem vindo a trabalhar com a ultra-sonografia em bovinos. As suas áreas de interesse são o maneio reprodutivo, medicina preventiva e educação contínua, tendo desenvolvido uma experiência internacional nestas áreas de especialização. Diplomado pelo European College of Bovine and Heard Management (ECBHM). É autor de dois atlas sobre ultra-sonografia reprodutiva bovina.


PROGRAMA DE EQUINOS


 

Eric Parente (DVM, Dipl. ACVS, EUA)

Médico Veterinário pela Cornell University, EUA; Diplomado pelo American College of Veterinary Surgeons; Professor de Cirurgia na University of Pennsylvania School of Veterinary Medicine; Especialista em Cirurgia das vias aéreas superiores, a laparoscopia, a cirurgia dos seios em Equinos.

João B. Rodrigues (DVM, Phd, Portugal)

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2007. Dedicou-se desde então aos equídeos de trabalho, principalmente na área da medicina estomatológico-dentária, com várias participações como orador em congressos nacionais e internacionais, assim como várias publicações científicas sobre o tema. Especialista em “Odontología y Cirúgia Maxilofacia lVeterinarias”, pela Universidade Complutense de Madrid, desde 2011. Participa regularmente em projectos internacionais diretamente relacionados com bem-estar e a saúde dos equídeos de trabalho, participando como instrutor na sua área de especialização. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2013, tendo dedicado a sua investigação à patologia estomatológico-dentária que afecta as populações de raças asininas ameaçadas (Burro Mirandês e Asno Zamorano-leonês). Atualmente é docente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT), na área da clínica de equídeos, sendo recentemente seleccionado como um dos fasttrack candidates for the European College of Veterinary Dentistry – Equine.


PROGRAMA DE ANIMAIS DE COMPANHIA


ONCOLOGIA







 

Craig Clifford (DVM, MS, Dip. ACVIM, EUA)

Médico Veterinário pela Mississippi Stante University College of Veterinary Medicine, EUA; Mestre em Ciência Animal / Virologia pela Universidade de Delaware, EUA. Residência em Oncologia na Universidade de Pennsylvania, EUA. Diplomado pelo American College of Veterinary Internal Medicine (Oncology) em 2003. Director da Investigação Clínica do Red Bank Veterinary Hospital, EUA.



 

Julius M. Liptak (BVSc, MVetClinStud, FACVSc, DACVS, DECVS, Canadá)

Médico Veterinário pela Universidade de Melbourne, Austrália; Membro do Australian College of Veterinary Scientists em Cirurgia de Pequenos Animais (MACVSc), Mestre pela Universidade de Sydney, Australia; Diplomado pelo American College of Veterinary Surgeons e pelo European College of Veterinary Surgeons; Professor Assistente no Ontario Veterinary College, University of Guelph, Canada.


 

Augusto Matos (DVM, PhD, Portugal)

Médico Veterinário pela Universidade Técnica de Lisboa, doutorado pela Universidade do Porto. Professor auxiliar do ICBAS-UPorto, onde é Director adjunto do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e Director Clínico da UPVet. É autor de mais de 30 publicações em revistas científicas internacionais indexadas e as suas áreas de interesse clínico e científico são a oncologia, neurologia, oftalmologia e medicina transfusional. É ainda membro da comissão científica do Programa doutoral em Ciências Veterinárias do ICBAS-U.Porto.



 

Andreia Santos (DVM, PhD, Portugal)

Licenciatura em Medicina Veterinária no Instituto  de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Doutoramento em Ciências Veterinárias realizado no ICBAS-UP -  tema “Study of Prognostic Factors in Canine Mammary Gland Tumours”. É atualmente professora auxiliar na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (FMV-ULHT) e responsável pelo Serviço de Oncologia do Hospital Veterinário da FMV-ULHT.


MEDICINA FELINA


 

Tony Buffington (DVM, MS,Ph.D, EUA)

Tony Buffington tem dedicado a sua carreira profissional para melhorar a vida dos animais de companhia, especificamente dos gatos, através de uma extensa investigação das Doenças do Trato Urinário Inferior (LUTD) e Síndrome Urológica Felina (FUS). É autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e o seu trabalho foi agraciado com inúmeros prémios científicos. Professor de Nutrição Clínica, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Ohio, desde 1987.



 

Joanna Morris (BVSc, Ph.D, BSc, FRCVS, Dipl. ECIM-CA, Inglaterra)

Médica Veterinária pela Universidade de Bristol, Inglaterra, completou uma residência em Oncologia Clínica de Pequenos Animais na Universidade de Cambridge. Premiada com um FRCVS em Oncologia Clínica de Pequenos Animais. Doutorada pela Universidade de Cambridge. Atualmente é professora titular de Oncologia Veterinária e chefe do Serviço de Referência de Oncologia da Universidade de Glasgow. Especialista pelo RCVS em Oncologia Veterinária e Diplomada pelo European College of Internal Medicine.


 

Joana Oliveira (DVM, PhD, Portugal)

Médica Veterinária pelo ICBAS. Professora Auxiliar do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina Veterinária da ULHT. Professora Afiliada do ICBAS-UP e Investigadora do IPATIMUP. Tem vindo a dedicar a sua investigação à Oncobiologia. Tem como principal interesse clínico a Medicina Felina sendo membro da International Society for Feline Medicine.



 

Paulo Dinis (MD, PhD, Portugal)

Chefe de Serviço de Urologia e Director da Clínica da Mulher do Centro Hospitalar de São João no Porto. Professor Associado de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tem como principal área de investigação a Síndrome de Dor Pélvica sendo membro fundador do Comité Internacional para o Estudo da Cistite Intersticial (ESSIC).


OFTALMOLOGIA

 

David Williams (VETMB, MA, DACVIM, DECVIM-CA, MRCVS, Inglaterra)

Médico Veterinário; Doutorado pelo Royal Veterinary College; Investigador na área da oftalmologia no Animal Health Trust; Professor Associado de Oftalmologia na Faculdade de Cambridge, Inglaterra; Professor no St John's College de Cambridge, Inglaterra. Presidente do Centro de Oftalmologia Comparada de Cambridge; Director do Cambridge Centre for Comparative Ophthalmology, Inglaterra.


IMAGIOLOGIA

 

Panagiotis Mantis (DVM, Dipl. ECVDI, FHEA, MRCVS, Inglaterra)

Professor de Imagiologia no Royal Veterinary College, Londres; Especialista Europeu em Diagnóstico Imagiológico Veterinário; Residência em Cirurgia de Pequenos Animais e Diagnóstico Imagiológico no Royal Veterinary College, Londres; Consultor de Imagiologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Uppsala, Suécia; Diplomado pelo Colégio Europeu de Imagiologia Veterinária.


DERMATOLOGIA

 

Mar Bardagi (DVM, MSc, ECVD, Espanha)

Médica Veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. Diplomada pelo European College of Veterinary Dermatology e membro da Sociedade Europeia de Dermatologia Veterinária. Professora associada da Universidade Autónoma de Barcelona, membro do serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da Universidade da mesma universidade.


ENDOCRINOLOGIA

 

María Dolores Perez Alenza (DVM, Ph.D, Espanha)

Médica Veterinária e Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Vários estágios na Universidade de Utrecht (Holanda), Califórnia-Davis e Flórida (EUA). Atualmente é professora do Departamento de Medicina e Cirurgia Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da UCM e integra a equipa de Medicina Interna de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da UCM. Possui mais de 80 publicações em revistas, tem participado em vários capítulos de livros e é autora do "Manual de endocrinologia veterinária" (2008).



 

Pedro Almeida (DVM, MsC, Portugal)

Médico Veterinário licenciado pela UTAD, em 1997. Mestre em Ciências Veterinárias. Doutorando em Ciências Veterinárias pela UTAD desde 2012. Pós-Graduado  em Medicina de Animais de Companhia pela ULHT (2009), em “Veterinary Diagnostic Ultrasound” pela ESAVS (2002) e  em  “Veterinary Emergency Care” pela ESAVS (2005). Faz parte do Conselho Consultivo da APMVEAC. Atualmente é docente no âmbito da Clínica de Animais de Companhia, Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas e Actividades Hospitalares e de Campo,  na categoria de Professor Auxiliar Convidado na ULHT.


GASTROENTEROLOGIA

 

 

Fernando Rodríguez-Franco (DVM, PhD, Espanha)

Médico Veterinária e Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Desde 1991 que é Professor de Medicina Interna de Pequenos Animais e Diretor do Departamento de Gastroenterologia e Endoscopia de Pequenos Animais. Autor de mais de 100 artigos científicos e 180 abstracts em Congressos e Simpósios. Os seus interesses de investigação incluem diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias intestinais e oncologia gastrointestinal.


NEUROLOGIA/MEDICINA DE REABILITAÇÃO/ ACUPUNTURA


 

 

João Ribeiro (DVM, Portugal)

Licenciado em Medicina Veterinária em 1991, pela FMV da UTL. Desde então dedica-se à actividade clínica de animais de companhia, com interesse especial em Neurologia Clínica e Neurocirurgia, que actualmente exerce em exclusivo e por referência. Membro da Sociedade Europeia de Neurologia Veterinária (ESVN), e Residente do Colégio Europeu de Neurologia Veterinária (ECVN), seguindo um programa de formação aprovado e monitorizado por este organismo. Actualmente opera a primeira unidade de Ressonância Magnética Veterinária em Portugal.


 

 

Artur Varejão (DVM; Ph.D, Portugal)

Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (1991).
Desde 1994, é docente de Clínica de Animais de Companhia (Neurologia), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Frequentou o Curso de Neurologia Veterinária (ESAVS), Universidade de Berna, bem como outros Cursos de Grau Avançado em Neurologia/Neurocirurgia Veterinária, no  Royal Veterinary College. Investigação na área da regeneração do nervo periférico. Residência em Neurologia Veterinária reconhecida pelo European College of Veterinary Neurology (2008). De 2004 a 2014 ten vindo a fazer investigação na área da regeneração da medula espinhal e do nervo periférico. Responsável pelo Serviço de Neurologia do Hospital Veterinário da UTAD.
Membro da APMVEAC, European Society of Veterinary Neurology (ESVN), Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), Federation of European Neuroscience Societies (FENS), International Brain Research Organization (IBRO). Autor de várias publicações internacionais na área da neurologia clínica, da regeneração do sistema nervoso e da neuromecânica.


 

 

Luís Resende (DVM, MSc, Portugal)

Médico veterinário licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2001. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2011. Doutorando em Ciências Veterinárias pela UTAD desde 2012. Pós-graduado em Acupuntura Veterinária pela ULHT (2008). Docente Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2007.


 

 

Ângela Martins (DVM, Portugal)

Licenciada em Medicina Veterinária em 1991, diretora clinica da Clinica Veterinária Vetarrábida desde 1996 e do Hospital Veterinário da Arrábida desde 2008. Fundadora do centro de fisioterapia do Hospital Veterinário da Arrábida em 2009. Área de interesse com diversos cursos atualizados, pós graduada emergências e cirurgia de tecidos moles, ortopédica e neurológica em 2008/2009 pela Universidade Lusófona. Formação específica em fisioterapia e reabilitação animal concurso da ESAVS de Rehabilitation and Physiotherapy of Small Animals em 2010 (Áustria) e curso de traumatologia e reabilitação ortopédica em pequenos animais em 2012 (Espanha). Participou num workshop de Principles and Application of Physiotherapy and Rehabilitation in Dogs em setembro de 2011 da AVEPA – SEVC (Espanha). Participou no Therapeutic Exercise in Veterinary Rehabilitation (by Janet B. Van Dyke – Canine Rehabilitation Institute) in BSAVA (Inglaterra). Participou no curso de Certified Canine Rehabilitation Practitioner (CCRP) em Outubro de 2012 na University of Tennesse (Espanha). Professora convidada na disciplina “Fisioterapia na área clínica de pequenos animais” no Instituto Politécnico de Portalegre, e de Atividades Hospitalares e da disciplina “Medicina Física e Reabilitação Animal” na Universidade Lusófona e de Humanidades e Tecnologias. Formadora de cursos de reabilitação animal e fisioterapia. Responsável pelo centro de reabilitação /fisioterapia do HVA na Referência Veterinária. Membro da AARV e da IAVRT. Coordenadora do curso Técnico de Auxiliar de Veterinária na Universidade Lusófona.


MEDICINA ESTOMATOLÓGICO-DENTÁRIA

 

Camil Stoian (DVM, DDS, PhD, Dip ECVD, Áustria)

Médico Veterinário, Licenciado em Medicina Dentária e Doutorado pela Universidade de Cluj; Responsável pelo Biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de British Columbia (Canada) entre 1992 e 1997; Residência em Odontologia Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Viena (Áustria) entre 2002 e 2005; Especialista do Colégio Europeu de Odontologia Veterináia (Dip ECVD) desde 2007; Professor convidado de Medicina Dentária Veterinária da Universidade Ludwig Maximilians de Munique desde 2013.



 

João Requicha (DVM, PhD, Portugal)

Médico Veterinário e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Orador convidado da disciplina de Medicina Dentária Veterinária da UTAD desde 2008; Pós-graduação em Odontologia e Cirurgia Maxilo-facial na Universidade Complutense de Madrid; O seu doutoramento foi subordinado ao tema da Engenharia de Tecidos e regeneração periodontal em colaboração com a Unidade de Investigação 3B’s da Universidade do Minho; Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona desde 2013.


 

Alexandra Reis (DDS, Portugal)

Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) onde realizou uma em Pós-graduação em Ortodontia na FMDUP. Mestre em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) onde é Assistente de Ortodontia desde 2007; Diretora Clínica da Clínica Dentária Drª Alexandra Reis; Aluna de Doutoramento na UTAD.


 ESPÉCIES EXÓTICAS

 

Jaume Martorell (DVM, Ph.D, Dipl. ECZM, Espanha)

Médico Veterinário e Doutorado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha; Completou a residência em espécies exóticas e animais selvagens no Hospital Veterinário Escolar da UAB. Actualmente é professor na Faculdade de Medicina Veterinária da mesma Universidade e Director do Serviço de Animais Exóticos do Hospital Escolar. Doutorado em Medicina e Cirurgia pela UAB. Diplomado pelo European College of Zoological Medicine, nomeadamente em pequenos mamíferos.


 

Marta Castelejo (DVM, Portugal)

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2009. Participação como oradora no 1º Congresso Nacional de Enfermagem Veterinária, no Curso Semestral do ICBAS – Clínica de Animais Exóticos e no I Congresso do Centro Veterinário de Exóticos do Porto, em tópicos relacionados com Medicina de mamíferos exóticos, área de principal estudo. Realizou Pós-Graduação em Medicina e Cirurgia em Animais Exóticos, Silvestres e de Zoo, na Universidade Lusófona em 2012/2013. Diretora clínica e co-fundadora da Clínica Veterinária de Animais Exóticos, Exóticos em Braga, desde 2011.


 

 Inês Cardoso (DVM, Portugal)

Licenciada em Medicina Veterinária no ICBAS-UP em 2008. Realizou diversos estágios na área de medicina e cirurgia de animais exóticos entre os quais na Avian and Exotic Animal Clinic of Indianapollis nos EUA, no Loro Parque em Tenerife e na Vets Now Referrals Swindon em Inglaterra. Fez ainda estágio complementar em patologia clínica veterinária no NationWide Laboratories em Inglaterra. Posgraduada em Medicina de Animais Exóticos, Selvagens e de Zoo pela Universidade Lusófona (2012/2013). Exerce a sua atividade profissional desde 2009 dando assistência veterinária aos animais exóticos em clínicas de animais de companhia. Colabora com o Laboratório Cedivet - Centro de Diagnóstico Veterinário no Porto no serviço de patologia e clínica laboratorial dos novos animais de companhia/animais exóticos. Desde 2013 que integra a equipa do Banco de Sangue Animal no Porto.

 

Pedro Nunes (DVM)

Após finalizar a Licenciatura em Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1999, o Dr. Pedro Nunes levou a cabo um período de práticas em medicina e cirurgia de animais exóticos e de zoo na Inglaterra e na Escócia. Desde 2002 é o Médico Veterinário Responsável pelo Zoo Lourosa. Em simultâneo exerce medicina e cirurgia de animais exóticos, em várias clínicas veterinárias e coleções privadas. Tem um interesse particular por endoscopia, reprodução e cirurgia de aves e répteis.


 


Registe na sua Agenda e submeta sua Comunicação Livre! - 29 e 30 de novembro de 2014 - V Encontro de Formação OMV  - Palestrantes já confirmados!






 
 

 

 

Division

Esta mensagem esta de acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicaçoes Electrónicas. Decreto de Lei n 7/2004 de 7 de Janeiro. Se não desejar receber mais informaçoes por este meio basta que responda a esta mensagem colocando a palavra "remover" no assunto.