OMV

abril, maio, junho 2012
Ato Médico Veterinário

  
                                      


De forma a solucionar os entraves à publicação do Ato Médico Veterinário causados por alguns setores económicos e associativos, a Direção da OMV reuniu, em abril, com o Sr. Secretário de Estado do Mar e, em junho, com o Sr. Diretor Geral da DGAV onde avaliou todas as alterações propostas ao documento original.

A OMV espera estarem agora reunidas as condições necessárias para a publicação célere deste documento tão importante para a classe Médico Veterinária.

 

Division

III Encontro de Formação Gratuita OMV
XIII Congresso de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa
Centro de Congressos - Lisboa - 17 e 18 de novembro de 2012



Dando continuidade à estratégia definida em anos anteriores, a OMV irá organizar o III Encontro de Formação Gratuita.

A OMV organizará ainda, nestas datas, o XIII Congresso de Medicina Veterinária em Língua Portuguesa, que contará com a presença de colegas dos países de Língua Portuguesa, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros.

Os eventos irão decorrer no Centro de Congressos de Lisboa.

Veja aqui o Programa provisório do III Encontro de Formação:

Cursos:
Cursos em Animais de Companhia
:
•  Curso de Medicinas Alternativas
•  Curso de Clínica Paliativa
•  Curso de Fisioterapia e Reabilitação

Curso Bem-Estar Animal:
•  Curso de Bem-Estar no Abate de Aves (Inscrição até 15 de Outubro 2012. Depois desta data não será possível garantir o Certificado pela Universidade de Bristol)

Curso Bovinos:

Curso de Gestão e Maneio Alimentar da Recria e Novilha Leiteira

Temas Gerais:
Animais de Companhia
:
TAC / Ressonância Magnética
• Imagiologia
• Emergências Médicas
Gastrenterologia
• Genética Clínica
Patologia Clínica
Dermatologia

Espécies Exóticas (programa em elaboração)

Equinos


Programa provisório do XIII Congresso de Medicina Veterinária em Língua PortuguesaVeja aqui

Veja tudo em http://formacao.omv.pt

Division

Apoio ao Exercício da Profissão


A OMV, no âmbito de várias questões colocadas pelos colegas, emitiu pareceres sobre:

1- Admissibilidade de ações de formação obrigatórias – OPPs e Caça Maior (
veja aqui);

2- Abandono de animais em CAMV’s  (
veja aqui);

3- Usurpação de funções - vacinação em farmácias  (
veja aqui).

Division 

OMV Estabelece Protocolos com Benefícios para os seus Membros

Seguro de Saúde Médis Gratuito para todos os Membros





A OMV oferece a todos os seus membros um Seguro de Saúde, sem período de carência e válido para todos os Médicos Veterinários em situação ativa.

Este seguro permite usufruir dos seguintes benefícios em entidades com acordo Médis:

• Oferta da 1ª consulta de cuidados primários: Medicina Geral e Familiar (Clínica Geral), Medicina Interna, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Oftalmologia, Medicina Dentária e Estomatologia;

• Outras consultas e exames complementares de diagnóstico (ao preço acordado entre a Médis e o Prestador de Cuidados de Saúde);

• Hospitalização (Capital de 15.000€ com uma franquia de 1.500€).

Para quem já tem seguro Médis acresce um desconto de 12,5% no valor da sua apólice. Para obter o desconto contacte a OMV.

O cartão de saúde não necessita de qualquer ativação.

Se não recebeu o seu cartão contacte a OMV.

Consulte aqui todas as condições desta apólice de seguro.

 

Division

Outros Protocolos de Relevo:

Protocolo com CP - Comboios de Portugal



A OMV celebrou uma parceria com a CP, na qual os seus membros podem usufruir de:
 
• Desconto de 15% no preço da Viagem, em Classe Conforto ou 1.ª Classe em todos os comboios Alfa Pendular e Intercidades;

• Desconto de 10% no preço dos Hotéis, mediante a apresentação do bilhete, em:
- Tivoli Hotels & Resorts
- Novotel e Mercure
- Outros Hotéis (ver)

• Oferta de pequeno-almoço nos Hotéis Ibis e B&B Porto Centro

• Parque de estacionamento - tarifa especial, aplicável em bilhetes de ida e volta (ver)

• Aluguer de viatura AVIS e InterRent - condições vantajosas (ver)

Os bilhetes poderão ser adquiridos nas bilheteiras das estações, mediante apresentação da cédula profissional, via internet ou multibanco, mediante introdução do código 33076 em "Opções do Passageiro"/"Acordo Comercial".

O Médico Veterinário durante a viagem deve ter sempre consigo a cédula profissional e documento de identificação (ex: B.I. ou Cartão de Cidadão).

Veja mais informação aqui: compra de bilhete, protocolo.

Division
Protocolo com Residência Sénior Egas Moniz


Os membros da OMV e seus familiares diretos podem usufruir de condições vantajosas, incluindo descontos na mensalidade do alojamento temporário ou permanente. A moderna Residência Sénior Egas Moniz está situada num local privilegiado próximo das cidades de Lisboa, Setúbal e Almada.

Para mais informações consulte o site OMV
.
Division
Protocolo VODAFONE



Os membros com Empresas e Empresários em Nome Individual poderão usufruir do desconto celebrado entre a OMV e a Vodafone.

Este protocolo inclui descontos nas comunicações móveis, fixas e serviços de banda larga que podem ir até aos 40% de desconto relativamente aos preços habitualmente praticados.

Para informações adicionais,
clique aqui.
Division

Conferência sobre "Organismos Veterinários Estatutários" e Assembleia Geral da Associação Veterinária Euro-Árabe
18 e 19 de maio em Madrid


Realizou-se em Madrid, organizado pelo Colégio Veterinário de Espanha (OMV Espanhola), a Conferência sobre "Organismos Veterinários Estatutários" e a Assembleia Geral da Associação Veterinária Euro-Árabe. A OMV esteve presente nestes eventos, pela participação da Bastonária.

Durante o jantar do dia 18 de maio, o Colégio Veterinário de Espanha homenageou o Dr. José Augusto de Resende, Bastonário da OMV entre 1995-2000 e 2004-2008, como reconhecimento do trabalho e contribuição para o bom entendimento e colaboração entre a Profissão Veterinária de Espanha e de Portugal.

Veja mais fotos aqui.
Division
Entrega de Diploma de Reconhecimento Municipal à Delegação Regional dos Açores da OMV



Durante a Sessão Solene de Comemoração do 466º Aniversário da Cidade de Ponta Delgada, que decorreu a 2 de abril, a Câmara Municipal de Ponta Delgada distinguiu a Delegação Regional dos Açores, representada pelo seu Presidente, Dr. Miguel Balacó, com o Diploma de Reconhecimento Municipal.

Este diploma, entregue em nome do Município, pela Sra. Presidente Dra. Berta Cabral, destina-se a agraciar pessoas individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, com atividade notável no Município.

Division
Formação OMV - Açores e Madeira




A OMV na continuação da sua estratégia de formação gratuita organizou eventos em colaboração com os Conselhos Regionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Foram debatidos temas relacionados com a Saúde Animal e Produção Agropecuária nos Açores e Doenças Infecciosas, Dermatológicas e Medicina do Comportamento em Animais de Companhia nos Açores e na Madeira.

Estes eventos tiveram uma forte participação, superior a 80% do total de membros ativos nas Regiões Autónomas.

Veja mais fotos aqui (Colóquio Açores - 21 de abril, Colóquio Açores - 5 de maio, Colóquio Madeira - 16 de junho).
Division

Organização de Eventos pelos Conselhos Regionais

Conselho Regional da Madeira organiza Seminário sobre "Oncologia Veterinária"


O Seminário "Oncologia Veterinária" realizou-se no Funchal a 18 de março e reuniu cerca de 13 Médicos Veterinários.

Neste seminário foram abordados temas sobre a oncologia aplicada ao cão e ao gato e a utilização de quimioterapia nestes animais.

Division


Conselho Regional do Centro Organiza Colóquio sobre Vírus Schmallenberg



Decorreu no dia 30 de março o colóquio "Vírus de Schmallenberg" na Escola Universitária Vasco da Gama em Coimbra, contando com a presença de cerca de 50 colegas.

Neste colóquio foi debatido o estado atual do conhecimento sobre o vírus Schmallenberg e o seu enquadramento na realidade nacional.

Division


Conselho Regional dos Açores organiza Colóquio sobre Pecuária Biológica

Realizou-se em Ponta Delgada o Colóquio "Pecuária Biológica", no dia 22 de maio.

Neste colóquio, que contou com a presença de aproximadamente 30 Médicos Veterinários, foi debatido o papel do Médico Veterinário na Pecuária Biológica e a realidade desta nos Açores.

Division

Conselho Regional do Norte em colaboração com a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS) organiza Seminário sobre Bem-Estar Animal


O Seminário "Bem-Estar de Animais de Produção em Sistemas Extensivos" teve lugar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a 15 de junho.

Participaram cerca de 10 Médicos Veterinários, sendo os restantes participantes maioritariamente alunos da instituição.

Foram abordados temas sobre bem-estar em pecuária biológica e bem-estar de animais de produção em sistemas tradicionais.
Division

Conselho Regional do Sul organiza Colóquio "Investimento de grupos económicos em Medicina Veterinária. Reflexões sobre o presente e o futuro" 


O Colóquio "Investimento de grupos económicos em Medicina Veterinária. Reflexões sobre o presente e o futuro" teve lugar no dia 16 de junho, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, e contou com cerca de 70 colegas.

Foi debatida a realidade atual e as perspetivas futuras da Clínica de Animais de Companhia bem como o futuro dos CAMV's face a novos desafios.
Division
Biblioteca Online mais User Friendly
Biblioteca online agora com acesso mais fácil e intuitivo e mais revistas disponíveis

A OMV melhorou o portal de acesso à Biblioteca Online, sendo agora mais fácil e intuitivo aceder aos seus conteúdos.

É possível pesquisar as revistas por área de interesse e/ou tema específico.

Este ano foram subscritas mais 14 revistas científicas perfazendo a biblioteca online um total de 38 publicações.

Poderá aceder à Biblioteca Online mediante inserção das credenciais de membro da OMV em: 
https://www.omv.pt/publicacoes/biblioteca/
Division

Modernização Administrativa da OMV
OMV simplifica sistema de registo para novos membros



A OMV disponibiliza uma nova forma de registo para novos membros através de um sistema online.

O registo é agora feito através de inscrição online de uma forma simplificada tornando os registos automaticamente informatizados reduzindo o arquivo em papel.

Poderá aceder ao novo sistema de registo no site da OMV
aqui.

Division
Medidas de Poupança OMV 2012
Redução de 30.000€/ano no arrendamento das instalações da OMV sita na Rua Filipe Folque, Lisboa


Reflexo de uma estratégia de atuação no que concerne a uma gestão eficiente e adequada  dos  recursos económicos da OMV, a Direção da OMV conseguiu no presente ano uma redução superior a 30 000 euros do custo do aluguer das suas instalações, sita na Rua Filipe Folque em Lisboa.

A OMV ocupa atualmente apenas o 4ª andar direito da Rua Filipe Folque, em Lisboa, prescindindo do 4º andar esquerdo que, pela sua reduzida utilização e tendo em conta o elevado custo de renda mensal, não justificava a continuidade do seu arrendamento.

Esta mensagem esta de acordo com a Legislação Nacional sobre Comunicaçoes Electrónicas. Decreto de Lei n 7/2004 de 7 de Janeiro. Se não desejar receber mais informaçoes por este meio basta que responda a esta mensagem colocando a palavra "remover" no assunto.